Searching...
terça-feira, 28 de junho de 2016

Dilma: Só pelo golpe conseguirão fazer o que pretendem com o pré-sal


Em entrevista à Agência Pública, publicada nesta segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff denuncia o caráter golpista do impeachment em curso no Senado e garante que vai continuar lutando em defesa do seu legítimo mandato. “Eles ainda não me tiraram não, eu continuo sendo presidenta”, avisa.

Na entrevista, Dilma voltou a rechaçar as medidas do governo provisório de Michel Temer e lembrou que essas propostas não encontram respaldo na população.

“O que estão querendo fazer é um absurdo. Alterar o regime de partilha é, de fato, um absurdo”, disse a presidenta. “Eles jamais conseguiriam fazer com o pré-sal o que pretendem sem ser através de métodos absolutamente fraudulentos e golpistas. Por eleição direta não fariam. E eles não ganham eleição direta há muitos anos. Então, eu acho que tentaram encurtar o caminho... Eles também vão reduzir a saúde, acabar com o Minha Casa, Minha Vida. Já acabaram! Porque acabaram já com a faixa 1. A faixa 1 é a faixa pobre do Oiapoque ao Chuí”, completou.

Dilma fala também sobre os efeitos das manobras golpistas para a democracia da América Latina. “Eu acho que é uma nova forma de retirar governos que criam descontentamento [em relação] à oligarquia econômica, ou política, ou um grupo de interesses, que se considera descontente em relação a alguma das características do governo em exercício. Aí o que eles fazem? Dão um golpe parlamentar. Em que consiste um golpe parlamentar? Ele não é igual a um golpe militar. Um golpe militar não só extingue o governo em questão, mas acaba também com o regime democrático. Tem uma característica: você tira o governo e mantém o regime democrático”, destacou a presidenta.

Segundo ela, essas manobras tem um preço. “Você compromete suas instituições, você cria cicatriz na sociedade. Você, muitas vezes, impede a recomposição do tecido democrático. Então tem uma consequência grave. E acho que criará, na América Latina, uma instabilidade”, afirmou.

A presidenta fez uma análise da conjuntura política que culminou na atual crise que enfrentamos. Ela lembrou das manifestações de junho de 2013.

“O que aconteceu em junho de 2013? Quando você conquista direitos, isso não significa que as pessoas se sentem de uma certa forma contempladas inteiramente. Pelo contrário, a conquista de um direito abre espaço para a conquista de outros direitos. Por isso que a gente dizia: a superação da pobreza é só um começo. Ela não é o fim de nada, ela inicia. E o que a gente levantava é que, para um Estado excludente, como foi sempre o Estado brasileiro, porque era parte de uma sociedade excludente, de uma economia excludente, é mais fácil o processo no qual você transfere renda. Quando você transfere renda, é uma decisão política; é óbvio que você tem que fazer um bom programa. Eu não estou diminuindo o inusitado e até revolucionário que é o Bolsa Família. É uma grande conquista, mas, assim que você faz isso ser massivo, as pessoas querem acesso a serviços de qualidade, querem serviços de educação de qualidade, querem segurança pública de qualidade. A reivindicação implica uma mudança do Estado, que tem um tempo de maturação maior. Há um conflito, então, visível entre a rapidez com que o ganho de renda se dá e a rapidez com que o ganho de serviços ocorre. O ganho na área de serviços é mais lento. Daí a inconformidade também”, analisou.

Dilma lembra ainda que naquele momento se desencadeou um processo de insatisfação política. “Não sei se vocês se lembram, em muitas manifestações, quando era positivo para uma pessoa, diziam: “Me representa! Me representa!”. Eu acho que já naquele momento, não da forma aberta como a partir de um determinado momento começou a ocorrer, aí também por conta das investigações de corrupção, mas começa a ocorrer um mal-estar com esse sistema de representação, que não é só típico do Brasil, esse mal-estar com a representação se dá em relação ao mundo todo. Mesmo considerando que o nosso governo sempre teve uma pauta, e agora isso vai ficar bem nítido, de participação popular. O Brexit, falando de hoje, explica um pouco o que acontece. Da direita à esquerda, viu?”, disse.

Sobre as investigações da Lava Jato e os vazamentos para espetacularização da mídia, Dilma afirmou: “Isso tem sido feito sistematicamente contra mim. Sistematicamente. A última que arquivaram foi aquela em que quase caiu o mundo na minha cabeça porque eu liguei para o Lula e falei: “Vou mandar aí o Bessias”. Agora foi arquivado. Agora, o pato que eu pago enquanto não está arquivado é imenso. E eu me recuso a discutir Marcelo Odebrecht numa delação que nem acabou. Tem vazamento daquilo que não foi feito, tem vazamento… e tudo seletivo. Primeiro vaza eu e fazem um escândalo com isso. E depois aparece o resto. Como que fica?”, destacou.

Dilma disse que ao retomar o seu mandato vai fazer um governo de transição. “Porque é um governo que vai ter dois anos, e o que nós temos de garantir neste momento é a qualidade da democracia no Brasil, o que vai ocorrer em 2018. Eu farei isso, sobretudo. Acho que cabe a discussão de uma reforma política no Brasil, sem dúvidas”.


Fonte:

Com informações de agências e Portal Vermelho.

1 comentários:

  1. Brasileiros vamos lutar para que "corruptos, usurpadores, ladrões", ou seja, Temer e Serra, não vendam o nosso Pre-sal e a nossa Petrobrás.

    ResponderExcluir